segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mudança...


Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.


Érico Veríssimo

Mudança...

O que nos leva a mudar?
Porque não mudamos, quando não estamos bem, ou nos sentimos mal com o momento que vivemos da nossa Vida...?
O que nos assusta na mudança?

Nós somos seres de hábitos, de conforto, de rotinas, que nos orientam, nos estabilizam, nos ensinam a viver em equilíbrios, ainda que estes possam ser imperfeitos, ou mesmo desconfortáveis. Ainda que consigamos dizer, ou expressar que o que vemos e vivemos em nosso redor, nos deixa insatisfeitos. 

Pensem o tempo das nossas Vidas que passamos, a falar sobre como as coisas deviam ser, sobre o que um dia havemos de fazer, sobre a nossa lista de coisas por conquistar, os nossos moinhos de vento...e ainda, sobre como o "João" ou a "Maria" deviam ter feito as coisas de modo diferente... 

De como nos colocamos nos lugares dos outros e com facilidade opinamos sobre o certo e errado, sobre como nós faríamos se fossemos nós, como criticamos os políticos, e o estado da nação, como se não tivéssemos qualquer papel nessa mesma situação  Esta é a realidade humana, ser capaz de refletir,  olhar em volta, e conseguir fazer uma análise crítica da realidade. Mas depois, sermos também capazes de nos deixarmos cair num comodismo de conforto, que nos torna incapazes de agarrar, ou iniciar de forma simples e linear o auto-desafio para o processo de mudança, que sem dúvida absolutamente nenhuma tem de começar em nós.

Seja um processo pessoal, por algo que desejo muito (ex.: perder peso), seja por algo ambiental (ex.: ter cuidado com o consumo de água), seja por algo relacional (ex.: ser mais cuidadoso, ou dedicado ao outro), seja pelos motivos que forem, mesmo com as motivações mais intensas, não deixa de ser um processo difícil de concretizar, muito assustador, e muitas vezes impeditivo de um começo fácil.

Isto, porque lutamos contra o medo de perder o que temos, a linha de conforto com a qual já vivemos, para saltar para o desconhecido, e para esse salto inicial, é necessário criar energias próprias impulsionadoras, que nos levem a desejar mais o que se vai "poder" vir a ter, do que o que se tem. É uma questão de conseguir, para dar o impulso inicial, ter uma atitude de mudança, que me empurre, me propulsione nesse caminho.

É acreditar que a pausa que faça na Vida que tenho, e o arriscar da descoberta de uma Vida nova, pode valer a pena, para ter tudo o que quero e preciso, para ser mais feliz, para deixar de me "queixar" pelos cantos, relativamente ao que não muda, ao que permanece igual,  e com o qual não concordo, ou não me faz feliz.

É acreditar que temos energia, capacidade, poder, desejo, suficiente para em gestos nossos, conseguir levar a mudança ao mundo, primeiro, aos que nos rodeiam, senão a nós próprios...e nesse processo de auto de fé, arrastamos os nossos comportamentos, no dia-a-dia para, a mudança, para querer mais, e mais, e connosco, fazer com que outros nos oiçam, nos respeitem...nos sigam.

Numa rede e apoio, que depois não precisa de alimento, pois faz com que um movimento inicial se torne perpétuo...no acreditar. No fazer. No marcar da diferença, porque se iniciou, e de alguma maneira, o que se inicia tem retorno, mais cedo ou mais tarde.

É vencer o medo, a inércia e conseguir que dentro de nós acreditemos que temos de travar duas lutas intensas, uma contra nós mesmos e o nosso comodismo, a nossa vontade de estarmos quietos, e a luta que temos a travar no dia-a-dia, com os outros, com os grupos, com as sociedades, ainda que apenas com um alguém, nos leve a conseguir que estes outros, acreditem e mudem connosco.






É provocar em nós, no profundo do nosso ser a necessidade de dar luz aos sonhos que transportamos, e fazermos acreditar que é o nosso tempo  de viver coisas novas, de vivermos em desafio com o que somos e o que queremos ser.

É impossível, que se conseguirem ouvir os vossos corações, as vossas almas, os desejos, vocês consigam, seguir caminho, pela mesma estrada, em frente, por caminhos certos, numa única direção, com um destino definido, sabe-se lá por quem, sem tentarem, no vosso intimo, começarem a libertar alguns desses receios e encontrarem, forças, vontades de concretizar pequenas coisas que vos podem mudar por dentro, fazer mais felizes, fazer quem vos rodeia mais felizes, encontrar sabor nas coisas que fazem parte das vossas vidas, e ganhar o controlo dela mesma, ainda que em pequenas coisas simbólicas.

Fazer caminho com o que vão sonhando e fazendo crescer cada vez mais dentro de vós uma alegria, uma infantilidade que vos quer levar mais longe. Que é ajudada com o ganhar de coragem, que as primeiras mudanças acarretam...com as consequências vividas por estas entregas intensas, que vos ajudaram a mudar, a ficar feliz, com o que conquistaram.

Conquistem a Vossa Vida, façam dela o que querem, não deixem nada pendurado, por medo da mudança...a Vida é uma prenda única, abre-se uma vez, e vive-se uma vez, não há "repeat"...por isso, vençam medos, peçam ajuda, mas não a deixem ficar aquém dos vossos desejos.

Boa mudança!!! Mudemos todos, levemos estas vidas a bom porto, não lamuriando, os caminhos que elas levam, como se não fossemos responsáveis por isso. Coragem é a palavra de ordem.

2 comentários:

  1. Coragem é a palavra de ordem. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que pedi ajuda para usufruir a vida sem medos porque "...a Vida é uma prenda única, abre-se uma vez, e vive-se uma vez, não há "repeat"...".
    Obrigada por poder conhecer uma prenda com nome de flor...

    ResponderEliminar