quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desafios...



Desafios...

Hoje conheci uma pessoa que me disse que todos os Domingos na sua ida à missa, tenta relembrar-se do seu objectivo de tentar ser melhor todos os dias, e embora às vezes sinta que não consegue, disse-me que não desiste e que isso a motiva a continuar a fazer o esforço todos os dias...e não deixa de ir à missa para se relembrar.

Achei que este é um verdadeiro desafio, e uma entrega imensa, um desejo de seguir aquilo em que se acredita, e que para mim, me lembra o que vos vou pedindo em quase todas as minhas reflexões. 

Se pensarmos bem, em todas as nossas questões pessoais, se tentássemos ser melhores, sempre melhores, e resolver o que enfrentamos pelo lado mais positivo, se tentássemos só um pouco, a maioria das vezes grande parte dos nossos problemas não o eram, eram apenas desafios que lançados a nós mesmos, nós com uma fé nas nossas capacidades, de aprendizagem, de amor, de entrega, seríamos então capazes de aceitar o que não está bem, procurar soluções, e crescer na partilha do que não correu assim tão bem, e amanhã estar cá de novo para me entregar e levantar, aceitando os desafios de hoje, esquecendo o passado, de ontem, que só me ensinou, me empurrou, para acreditar que hoje serei melhor, e não me deixando prender a ontem, o meu dia pior, pois hoje é, e vai ser, melhor....tem de ser, não aceito menos do que isso. 


O que dificulta a aceitação das situações de conflito ou problemáticas, como desafios, que eu, tentarei resolver, e que com isso, me melhoro, enquanto pessoa, é que muitas vezes não nos damos o tempo necessário, para que no final do dia, possamos questionar como foi, o que correu bem, o que gostei, em que fui bom, em que fui feliz. E para além disto tudo, também pensar onde não estive eu à altura de quem quero ser...como posso aprender com isso e com novas armas enfrentar os desafios de amanhã. 

Tempo...e às vezes vontade, pois estas viagens ao interior da nossa alma ou ser, precisam de uma coragem especial, uma maturidade que nos permita não ficar infeliz porque não correu bem, mas sim encontrar nesse processo a força para subir de novo...não me lembro onde ouvi isto, mas achei de uma força extraordinária, e penso que se adequa à mensagem que vos quero passar: "Na vida cai-se 7 vezes e levantamos-nos 8". Acho que é isto mesmo que eu vos quero dizer, se não fugirmos ao silêncio de reflexão, e a um tempo que existe à noite, em todos nós, podemos fazer esta análise, e tomar notas metais dos esforços que amanhã vamos por em prática. 

Amanhã terei tempo para esta caminhada, e neste desafio ganho força, ganho paixão por quem eu quero ser, sempre no meu futuro, que é o instante que se segue a eu tomar conhecimento, que fiz algo de que me arrependo.

Ou seja, precisamos de entender que não é um problema, mas sim um desafio.

Que não é imutável, e eu posso ser melhor, preciso é de um tempo em que analiso, e ganho forças para a mudança.

E na mudança, assim como me arrependo, perdoo; assim como me entrego, exijo; mas acredito, invisto, porque aceito o desafio em mim e nos outros...e em vez de me perder em labirintos de culpas, mal-entendidos, discussões irreparáveis, eu defino as regras, tomo posse, e a qualquer nova problemática, a qualquer novo desafio, eu sigo os meus passos, definidos no meu coração, movidos pela paixão de viver uma Vida mais feliz e faço de um problema uma solução, de um desafio, uma estrada a caminhar. E atravesso o labirinto, em desafio a mim, à Vida, e a todos os que venham comigo.

1 comentário:

  1. Eu posso ser melhor, preciso é de um tempo em que analiso, e ganho forças para a mudança. Pois ... forças ;)

    ResponderEliminar