quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reanimar, reavivar...dicas daqui, prática daí...

Texto de hoje...público alvo: casais
Porquê? 

Porque amar, dar e receber é difícil, porque manter viva uma relação dá trabalho e às vezes faltam ideias. Porque reavivar a chama é necessário, para que a relação, dure...dure...dure, e o prazer de amar seja sentido em pleno. 

Vão-me dizer que não há tempo, dinheiro, paciência, para que muitas das coisas aconteçam, mas essas desculpas, são doces músicas que vocês tocam aos vossos ouvidos para lidar com a falta de forças para mudar, a pouca motivação para fazer um esforço, num mundo de esforços continuados, e muitas vezes o comodismo de chorar o que não se tem, em vez de fazer algo para se ter, porque esperamos que o outro siga primeiro, dê primeiro...sei que estou a ser dura, mas não estou a fugir da verdade.

Eu costumo usar uma metáfora com algumas das minhas clientes que estão solteiras e, ou, divorciadas, que vão sentindo a falta de uma companhia masculina e que ao não fazerem nada, mas mesmo nada, para encontrar essa figura, eu as questiono se estão à espera que os CTT lhes enviem a pessoa ideal, ou passe a contratar homens tipo versão masculina das meninas da bilha do gás...isto porque ficar à espera não só é doloroso, como não muda nada, e trás muito ressentimento e pouca felicidade.

De forma muito directa e por experiências acumuladas, deixo-vos algumas ideias práticas, rápidas, baratas e de sucesso garantido, independentemente do género, ou das dificuldades em que estejam.

Façam de uma coisa mundana, como ver um filme juntos, um momento especial e diferente, para que não adormeçam com o cansaço da Vida...façam-no na cama e não na sala, e às vezes basta adicionar umas pipocas, e fazerem uma escolha adequada, aventura, comédia, etc...para que a noite vos desperte.


Amealhar para um objectivo comum de casal...uma escapadela nocturna, um jantar especial, uma coisa que ambos queiram para utilizar em conjunto (bicicleta, mp4, etc.), uma viagem, coisas pequenas e que se amealhe com alguma rapidez...e que rapidamente o casal goze o momento...há móteis a 30 euros a noite...

Criar momentos de conversa e partilha, com afecto genuíno de amigos e companheiros. OUVIR, dar a vez, PARTILHAR, TOCAR no outro, só vocês existem naquele momento, não há telemóveis, filhos, televisão, trabalho...só vocês! Conversar sobre um sonho que ainda não realizaram, um segredo, uma fantasia...dar ao outro a conhecer algo desconhecido, trazer novidade e entrega.


Ainda que não estejam juntos, às vezes, um pequeno toque de presença, de entrega, de "estou aqui", chega para nos sentirmos próximos, não perdermos a familiaridade de ontem, do antes...podem estar em casa, mas cada um na sua vida, e um toque de passagem, um olhar, um beijinho ou uma festa, aproximam...mantém a ligação, fortalece.




Cinema verdadeiro....filas de trás, escuro, um toque, um abraço durante o filme, uma discussão depois do filme sobre o que acharam, sobre o que gostaram, um passeio de mão dada a partilhar o momento vivido...acabar a comer algo na beira da estrada a caminho de casa, a fingirem que são livres...de tudo, que o tempo é vosso e não acaba.

Um banho a meias, pode ser, com ou sem sexo, mas, tem de haver tempo, partilha na lavagem, uma parte de vós é lavada pelo outro e vice-versa, e resulta ainda mais se não existir sexo naquele momento, e durante o dia, cada um tentar lembrar o que sentiram com o toque do outro...fantasiar o que ficou por fazer. Apreciar a intimidade que existe e que permite a maturidade da relação, a ausência de vergonha e de pudor, a entrega simples de um corpo.

Procurar locais belos, bonitos, com paisagens de encantar para apreciar um pouco da vida em conjunto, em paz, com tranquilidade, e apreciar o estar vivo, ao lado do outro, com a possibilidade de usufruir dessas visões da natureza. 
Respirarem, permitirem silêncio e apenas proximidade física, abraçarem-se em observação e entrega.
Momentos de família lúdicos, divertidos, que vos recordem do prazer que há, em ter filhos, porque decidiram fazê-lo, para que sejam crianças com eles, para que ao estarem a sós não sintam culpa por não estarem com eles, para que se sintam realizados na família que construíram. Para que sintam a força da vossa união.
SURPRESA, SURPRESA, SURPRESA...nunca falha, e não é preciso quantidade, mas sim qualidade, não é preciso ser muito caro, é preciso que seja um tiro no centro do alvo...é a prova de que pensam em nós, que dedicaram um momento de ausência, e que mesmo assim, estivemos presentes...é perceber se sabem os gostos, as preferências, se nos ouvem...é o inesperado, é infantil, é vivo...excita, acelera o coração, dá esperança....façam e repitam.




Comer juntos, dar comida um ao outro, brincar, apreciar em conjunto..a comida está associada a cuidar de, a provocar reacções de prazer, usem-se disso. Mimem-se através do que gostam, num momento a sós, e especial...pode ser na relva, na praia, na cama, na banheira...façam...

Rir, rir, rir...é lindo ver rir, é contagiante, aproxima-nos desse alguém, e cria laços de simpatia e proximidade que duram tempos, e apaziguam os momentos menos bons. Rir desintoxica, descomprime, liberta e é excitante, libertem-se e riam, de parvoíces que fizeram ou disseram, riam um com o outro, sejam amigos...nós rimos com os amigos.
Improvise, surpreenda, num momento não programado, dance ao som de uma música que não está lá, cante baixinho para o outro a vossa música e não se envergonhem de cederem a uma loucura momentânea que vos aproxime. Brinquem um com o outro, sintam o frenesim que sentiam, não se retraiam a pensar que estão velhos para isso, ou que é infantil...é libertador e fortalece o que sentem, relembrando tempos idos...


Partilha, malandrice...olhares que se trocam, peçam coisas que ambos querem provar e façam-no a meias, poupam dinheiro e criam um ambiente que vale a pena.
Brinquem no inesperado, façam saltar o humor, apalhacem, partilhem momentos que consigam registar como inesquecíveis, essas são as energias de reserva para os dia não, para os momentos em que o outro nos tira do sério...estas são as reservas dos ursos, poupem-nas, mas não se poupem a encontrar momentos onde as possam recriar...

Quebrem as regras, fujam de casa, e comam onde não há que limpar (muito pelo menos), escolham as comidas favoritas, levem vinho, velas, música, manta, livros, toalhetes, cartas, bloco de notas,e libertem-se num sítio onde possam dormir, comer, ler, voltar a comer, conversar, ter ideias, fazer pedidos, abraçar...o resto acho que posso deixar para a vossa imaginação...cheguem lá cansados pela caminhada, ou de bicicleta, o cansaço relaxa as defesas e torna-nos mais receptivos ao outro. Experimentem.
Roubem a playstation aos miúdos e joguem...compitam um com o outro, arranjem prémios e perdas, entreguem-se ao jogo, quanto mais infantil for, melhor...e sem violência claro...jogos de procura, de conquista, de perícia...depois contem como foi.




Prazer em simultâneo nas mãos de outro, e na presença de ambos...relaxem. Mimem-se, numa oferta de ambos, façam-no durante um dia inteiro, algumas das coisas podem vocês fazer em casa, sem grandes custos...e à noite falem sobre como se sentiram, quão importante foi relaxar, não sentir pressão para fazer coisas que não queriam.

Criem rituais vossos, nos dias que para vocês têm significado, façam os vossos feriados de amor, o dia em que trocaram o primeiro beijo, o dia em que disseram sim, o dia em que disseram "amo-te", etc..., nesses dias vossos, celebrem, à vossa maneira, com rituais criados e combinados  por vocês.




Romantismo é estar, e olhar o outro com amor, nós sentimos, nós sabemos. Romantismo é dizer ao outro por gestos ou palavras o que significamos, com velas ou sem velas, tem é de ser sentido e vindo daquele sítio de onde não mentimos...ser romântico é ser capaz de entregar ao outro aquilo que queremos também nós ter...olhem-se, vejam-se, não se ocultem, não deixem que nada do outro vos escape, isso é romântico.


Cartas de amor, quem as não tem??? Ridículas? Sim, têm de ser...senão não são cartas de amor...escrevam-se de vez em quando a dizer ao outro o que ele ou ela vos faz sentir, a agradecer, a pedir, a dar, uma carta vale por mil palavras, está escrito, é um contrato, arrisquem-se, é uma bonita surpresa.





Cozinhem juntos, façam tarefas da casa juntos, fortaleçam a sensação de uma equipa única, e não de duas, ainda que em sintonia. Cozinhar, implica cheiros, sabores, etapas, esperas, toques, ajudas. Implica aprender, harmonia, sintonia, proximidade, e as vossas ligações fortalecem...é estranho e difícil a princípio, com o tempo supera-se e é agradável, é especial.



Compras...para a casa, para nós, para elas, para eles, não as façam sempre sozinhos, convidem-se, mostrem-se, peçam opiniões, escolham em conjunto. Ajudem-se, fortaleçam, uma vez mais a equipa, conversem, combinem refeições especiais, escolham uma roupa especial, divirtam-se, negoceiem, cedam, peçam...fantasiem, sejam companheiros...riam ao vestir coisas que não são vocês, comprem algo às escondidas e dêem em casa...escondam na cama e dêem pistas, com prémio no fim...



Imaginem, inovem, não se desculpem com tempos que não existem, é só o que vos peço, e confiem, no que sentiram em tempos, está lá tudo, às vezes enterrado, mas está.

Sem comentários:

Enviar um comentário