sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sonhos...

Hoje acordei com este mote na cabeça, e decidi escrever algo sobre os sonhos.
Não aqueles que nos reinventam de noite, que nos arrumam os pensares e servem os seus propósitos fisiológicos, mas aqueles que nos mantêm acordados, nos impulsionam, nos fazem ser, nos encaminham pela Vida.

O que são os sonhos, porque é que o Homem sonha? Porque precisamos nós de sonhar? É o homem insatisfeito e os sonhos são a resposta a essa insatisfação? Ou, os sonhos guiam o desejo de querer mais da Vida, de nós, dos outros...

Será que acreditamos ser gigantes em nós mesmos, e nos sonhos damos asas a esse voo, conseguindo ser maior, ser mais feliz, ser mais...ser eu?

A cada sonho realizado que sentimos nós? A cada sonho perdido, que perdemos nós?

O Homem vive num mundo encantado, rodeado de teias minusculas e intrincadas de oportunidades de sonhar, mais e melhor. Vive carregando dentro de si milhares de sonhos, desejos, vontades, que brilham no interior, como se de estrelas se tratassem, para guiar o caminho a um mundo melhor.

O Homem alimenta-se de sonhos, como da Vida, porque é nestes desejos do que fazer, do que ser, do que ter, de onde ir, que o Homem na realidade existe e encontra a energia para querer ser mais...ou mesmo, até, a energia para ser.

A essência de nós está nos sonhos, nos desejos e vontades, que traduzimos e contamos vezes sem fim, no nosso eu interior, onde bailam cenas da realidade, e de um futuro sonhado.

Olho o meu rosto no espelho, e sonho um dia mais tarde, envelhecer com graciosidade, com o rosto a espelhar a menina que trago ao colo dentro de mim.

Olho uma praia bela, imensa, pura...num dia perfeito, com um pôr-do-sol fascinante e sonho lá voltar, repetir a experiência. Olho o rosto do meu filho, e imagino-o crescido, dono da Vida, parte de mim...num rosto crescido fruto do caminho, rosto que revejo em viagens mil e, sonho estar lá no caminho, fazendo parte da história, criando avenidas por onde ele passe e sonhando em conseguir limpar-lhe o caminho.

Olho a casa, as paredes...e sonho com a cor da parede, penso no sofá que se precisa...na moldura por pendurar. Viajo de carro, e penso naquele que sonhava ter em miúda, quando tirei a carta...e penso, se tenho o sonho de um dia o ter, ou se o sonho mudou...

Olho o rosto, que dorme ao meu lado e sonho aliviar a expressão, sonho os ontens todos e crio ciúme do que já não vivo, mas sonho com os amanhãs que restam. E sonho tanto. Penso quem sou, o que faço...o que reconheço em mim ou, que gostava de mudar e começo novos sonhos, onde tento encontrar os momentos onde o vou tentar fazer...e sonho mais.

Sonho em ser melhor e mais de mim, dar tudo para saber que acredito, que serei capaz de caminhar sem medo de errar, porque sonho em corrigir em lucidez as coordenadas. Acentando âncoras onde tiver porto, montando acampamento onde temos de permanecer até saber seguir.

Acordo, nos braços de um sonho, e sonho tantos outros, sobre todos os caminhos que quero trilhar. Questiono se a vida me basta, se serei pessoa que chegue, se terei forças que restem, ou oportunidades por vir, que me permitam, nesses acordares, nesses desejares, a concretização dos sonhos todos.

E às vezes sonha-se tarde...num tempo curto, em que ainda queremos dar sonhos aos outros, finalmente prontos para...mas, o tempo talvez já não toque a seu jeito.

E às vezes acorda-se na vida, e sabe-se que em partes de nós adoecemos, temos lutas a travar, contra doenças, contra invasores, faltas de cuidados, irresponsabilidades jovens, marcas de desleixo...e percebemos que precisamos de mais, mais tempo para sarar, mais tempo para sonhar e agradecer o que se tem e sonhou. O que não se perdeu, o que remanesce. O que cria caminho de frente, de rosto de fé...

Sei que o melhor da Vida, está por chegar...sonho que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário