segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Beijos da “Boa noite”


 
Fala-se de um estudo que veio dizer que há cada vez mais pessoas a não darem o beijo de boa noite, será que esta distância física se impôs porque estamos todos mais distanciados? Ou esta distância, é símbolo de egoísmos e cansaços que nos impedem de gestos de entrega que têm custos? Será que o não-beijo é norma desta nova cultura de vergonha sentimental, de individualismos extremados, que nos impedem de ver o ganho do contacto físico.

A proximidade que resulta de um beijo na face, de um toque de mãos, de um afago no rosto, de uma festa na cabeça, constrói um espaço de partilha que nos faz ser felizes, que nos faz sentir queridos e pertença de um alguém, de uma família, de um grupo.

Ir à cama sem dizer e desejar boa noite a quem amamos, é forçar um espaço, uma distância, e mostrar um desapego, que não pode trazer bons resultados a longo prazo, pois mais tarde queremos uma proximidade que parece inexistente e difícil de construir. É um hábito, é um sinal de ligação, de respeito, de lembrança, é uma prenda de proximidade…o filho que é aconchegado na cama, com um beijo de boa noite, um afago, e uma lembrança de que se é importante para o outro, é mais seguro, mais confiante, sente-se mais amado do que aquele que o não recebe. E pelo seu lado inverso, o pai ou mãe que o faz, recebe também o beijo, o carinho, e a retribuição destas atenções, criando hábitos e laços, que não se quebram com facilidade.

O casal, que se abrace, que se beije no reencontro, que demore uns segundo a reconhecer a chegada do outro, é mais feliz do que aquele, que não pausa, segue em frente, e o outro chega sem nota digna de paragem. O membro do casal que se deita despedindo-se do companheiro, mais facilmente tem um companheiro que se vai aninhar, que vai procurar contacto, que vai dar afeto. Não existe um fosso imaginário na cama, não existe uma distância corporal invisível separadora. Cada gesto destes aproxima, marca pontos de proximidade, que são facilitadores, não só do diálogo, como também da intimidade, que facilitarão o desejo sexual, a procura do outro.

Beijar faz-nos bem, beijar faz-nos sentir parte da vida do outro, faz-nos sentir o outro, e fazer o outro sentir-nos, esses milissegundos libertam em nós hormonas de bem-estar, e dão ao outro certezas de afecto…deixar que os outros nos beijem, leva-nos a sentir o mesmo, leva a abraços e a pontes entre nós.

Pensem nisto…

Sem comentários:

Enviar um comentário