segunda-feira, 29 de outubro de 2012

No espaço do meu coração…


Cabe tudo…
não cabe nada,
angústias me enrolam,
vontades me sufocam…
E no vento da minha mão, só me cabe a ilusão.
Espaços, vazios,
permanências diminutas,
que não chegam,
que não saboreio…
carinhos que não me chegam.
No espaço do meu coração,
quero recheio de Vida,
mágica ilusão…
quero as tuas respostas,
quero um aperto da tua mão.

Que espaços são estes, que espaços tenho eu?

Que sensações nos invadem, se sentimos que há algo em nós que não está lá, não está preenchido? 

 Já vos falei de vazios, e é de vazios que quero falar de novo, pois estes espaços de emoção negativa ou ausente, são pedras do tamanho de montanhas, nos sapatos de cristal, com que avançamos na Vida, que acaba por muitas das vezes ser um caminho sempre a subir…

Com pedras ou sem pedras, com sapatos de cristal, ou não, quero caminhar, em frente, um passo de cada vez, convosco, para chegarmos lá…vamos embora, preparem a mochila e pensem comigo…


Imaginem-se comigo, como se fossem um barco, a vossa vida um rio, com um caudal, que varia, ao longo da sua caminhada, com desenhos formados e por formar, com um caudal que se altera a cada momento, mais lento, mais rápido, chegando a poder ser turbulento, ou estagnado. Cada momento da vossa vida em que, se sentiram mal, em choque, em sofrimento, desiludidos, arrependidos, em causa, etc., e cada vez que se sentiram assim, e não conseguiram resolver a situação de uma forma positiva, ou pelo menos, tão positiva quanto possível, mas sim sentem, que são assuntos que ficaram nas vossas vidas como inacabados…pensem que lançaram uma âncora ao rio, e que embora o tenham continuado a descer, a caminhar, dando corda à âncora, se estes “assuntos” forem muitos, o barquinho vai cada vez mais devagar, e cada vez mais se vai preocupando com essas âncoras, amarrando-se ao passado, e tendo cada vez mais dificuldade em seguir em frente, decidindo o caminho em frente…com espaços dentro de nós que nos desfocam do futuro, que nos impedem de concentrar.

Se não conseguimos, encontrar meios de cortar cordas, de dizer adeus a tais âncoras, fazendo com que o processo nos resolva as questões passadas, então, não gozamos a caminhada, e criamos espaços cada vez mais difíceis de viver com, as alegrias embaciam-se, e cria-se uma dormência actual, que nos impede, de verdadeiramente viver no aqui e agora…

Mas há soluções…como em tudo, temos é de sentir que vamos comer este bolo, com uma dentada de cada vez, para assegurar que chegamos ao fim.

Por exemplo, pensem que uma das âncoras pode ser algo que não dissemos a alguém, e que esse alguém agora se afastou, não faz parte da nossa vida, ou por exemplo, até morreu…que podemos então fazer para cortar a corda, para seguir em frente…?

Vou dar apenas algumas ideias, cada um de nós tem de encontrar a tesoura certa, para que consigamos, este movimento de resolução, mas, há tesouras para todos...


Eu posso, escrever uma carta, dirigida a essa pessoa, em que relato o que senti, interpreto o que se passou, peço desculpas, digo o que gostava de ter dito, partilho o que o outro me fez sentir, e esta carta pode ter de tudo, coisas positivas, negativas, verdadeiras, ou apenas imaginadas, mas tem de lá estar, na sua essência, aquilo que eu preciso tirar do meu peito, aquilo que eu precisava que o outro soubesse, para que eu me sentisse solto, livre deste assunto. Quando acabar, provavelmente já se vai sentir mais leve, e os passos seguintes vão depender das suas próprias opções, mas podem ser coisas como as seguintes: enviar a carta se lhe fizer sentido; se for alguém que já não está connosco, ler a carta em voz alta, com intenção, como se o estivesse a fazer em frente a essa pessoa e depois quando se sentir capaz destruir a carta, dizendo adeus ao assunto; ler a carta em voz alta, e deitá-la fora simbolicamente; guardá-la, junto de outras, e quando sentirmos que criámos um conjunto de mensagens, em que nos libertamos destes pesos, podemos decidir queimá-las a todas, enviar algumas, marcar um café com alguém com quem partilhamos os nossos sentires, etc...

Outro exemplos podia dar, mas a mensagem importante, é sentir que através destes processos ou de outros, com os quais nos identificamos, cortamos amarras com esses assuntos passados que nos prendem, perdoando, a nós próprios, aos outros. Esquecendo, deixando que estes assuntos de peso, assumam agora, apenas a marca de uma pequena cicatriz, que pode doer, na mudança do tempo, ou quando algo novo nos relembra viagens antigas...mas, em que tudo isto não é impeditivo do agora e do amanhã...a vida é mesmo curtinha, e quando damos conta o hoje já foi, e não nos restam assim tantos amanhãs... 

Sem comentários:

Enviar um comentário