segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Força, para não ter portas abertas...Amor, em sala fechada...

Numa relação a dois, que entre em crise, a última coisa que queremos é ter uma porta ou uma janela aberta...

Por tudo aquilo que simboliza...existem momentos relacionais de crise, de dificuldade em encontrar o caminho correcto ou apaziguador, momentos em que a raiva, o descontentamento, a ideia que já não se aguenta mais, ou que o outro nunca nos vai entender, penetra nas brechas da falta de fé na relação, nas frestas entre os dois elementos do casal, e de repente as brechas são abismos, são barragens, carregadas de lágrimas e mágoas, que afastam, e não permitem com objectividade, encontrar pequenas soluções, pequenos botes, que ajudem à travessia, e nestes momentos, portas abertas, saídas fáceis, escapatórias ao aparente tormento, são tentações, sérias, que facilitam a desistência, a saída e pouco deixam para o investimento, para a real tentativa de dar tudo para funcionar.

De que estou eu a falar, estou a falar de no meio destas lutas por estar junto, surgirem pequenos ou grandes devaneios sobre separar, deixar, divorciar, desistir..., que eu chamo de portas ou janelas abertas, que não só permitem entrar ar, sair ar, perder calor, como nos dá a possibilidade, de ter soluções mais fáceis, por muito que difíceis sejam, no horizonte, e só de pensar que essas possíveis saídas existem, a minha força em lutar, em tentar, em continuar  esmorece um pouco, porque no fundo do meu ser, criei um espaço onde albergo a noção de que se alguma coisa falhar, eu tenho saída...errado!

Se assim eu não pensar, se eu pensar, antes pelo contrário, que não tenho outra saída, que é isto, então eu dou o meu melhor para tornar realidade, para fazer funcionar, para encontrar caminhos ainda não percorridos, para sobreviver e usar todas as minhas forças não para desistir  mas sim para continuara lutar, com um espírito totalmente diferente. 

E se eu conseguir que o outro, entre neste jogo, com esta postura, então estamos os dois fechados, nesta sala da Vida, a lutar por viver bem, o melhor, uma vez que a situação é esta e irreversível - tudo uma questão de psicologia ;0) ...


Se o espírito for este, a probabilidade de conseguir mudar, alcançar o que quero encontrar solução dentro do que tenho, é muito maior do que se eu equacionar a fuga como uma possibilidade. 

Claro, que devo salvaguardar as devidas excepções, em situação onde exista abuso, ai sim, a saída e desistência, pode e deve ser a hipótese mais pensada.

Continuando a pensar num tipo de amor, que eu quero manter...para alcançar as dificuldades, até provas em contrário, tenho que partir de duas seguranças óbvias:

1 - Eu amo aquela pessoa, e quero fazer tudo para não desistir dela...

2 - Aquela pessoa ama-me, e disso eu não duvido... (não posso mesmo por em dúvida!)

Se assim for, posso partir para esta vivência de luta, de conquista, em que todo e qualquer problema que enfrente como casal, vou ultrapassar, pois só assim me faz sentido, e como sei que não há reservas de lado nenhum, então posso agir de alma e coração, nesta entrega profunda...para todo o sempre, até que a morte nos separe...



É ter a liberdade plena de ter decidido ficar por mim, por ele(a), por nós...e lutar por aquilo que em tempos consideramos que iria valer a pena para todo o sempre, e neste jogo, de entrega, em que de propósito tiro os riscos de portas abertas, vivo em plenitude, a entrega e o receber deste amor, que como tantos outros nas suas falhas se constrói, se desenvolve, e cresce para um futuro cheio de novos desafios, de novos degraus, e de reencontros.

Encontros e crescimentos entre duas entidades que cada vez mais se vão conhecendo nas suas profundidades, e que através destas existências partilhadas entendem que a verdadeira liberdade se vive com o outro, no outro e em  nós, sem amarras, mas em total confiança.

Confiança que surge desta jura, não falada e prometida, de que para sempre, permanecemos em sala fechada, em busca de novas formas do mesmo amor, novas soluções, para velhos problemas, e acima de tudo novos amores na mesma pessoa.

Só vale a pena sentirmos que somos livres, se pertencemos a alguém...

1 comentário:

  1. Faz mesmo sentido e vale a pena ler, mesmo que n se esteja em crise!... previne, fortalece, acredita-se que vale a pena lutar juntos sempre, apesar de ser muito difícil, vale a pena!!! Muito bom!

    ResponderEliminar