domingo, 24 de fevereiro de 2013

Panelas de pressão, distâncias, conversas adiadas...energias desperdiçadas - histórias da Vida e do Amor

Prometi...e assim faço, uma reflexão de pressões e distâncias...

A semana passa e nas nossas Vidas, vários problemas, questões não resolvidas...acumulam-se e enchem-nos a alma, a cabeça e o coração, de labirintos de ideias e de soluções, ou não-soluções.

E quando esses labirintos nos fazem comportar como hamsters nas rodinhas das suas gaiolas, em que nos aprisionamos, em pensamentos negativos ou destrutivos, que nos vão fazendo perdendo energias positivas, e em que vamos desgastando o nosso bem-estar, e rapidamente chegamos a momentos de total exaustão, solidão, e às vezes em completa baixa auto-estima...e a cada aventura "culinária" destas, pode nos levar a rebentar a panela...

É um acumular que nos assoberba, e que não partilhado, não só nos impede a nós de sentir que as soluções são possíveis,  mas muito além disso, nos impede de estarmos soltos, e livres para distinguir os meios por onde nos podemos movimentar, e mudar o nosso estar, adequando o nosso humor, a quem nos rodeia.

Nos casais, quando, um dos elementos se encontra atulhado de questões que o magoam, preocupam, que o desiludem, noutros ambientes que não a casa, não pense que esta carga não invade o ambiente do lar, fazendo com que no desconhecimento do porquê do outro se encontrar assim, comecem a surgir questões sobre o envolvimento do próprio nesse mal-estar.

E, se o outro não fala, não partilha, mas está alterado, então mais razões eu sinto ter, para pensar que é comigo, e não conseguindo chegar ao outro, me afasto...

Surge a distância, e o primeiro que já não estava bem, fica ainda pior porque sente que já não tem também a ajuda, ou o apoio do outro, mas sim a sua zanga ou distância.

A sorte, é que no amor, algures no tempo, os não desistentes, voltam a não querer estar neste clima, e forçam um dos elementos a sair de onde se colocou, forçando o diálogo, a abertura da "panela de pressão", de forma a identificar porquês...

E dessa maneira, consegue através de apoio, de partilha, de ouvir o outro, de um investimento de energia positiva, que se o outro permitir, o inunda, e dessa maneira o faz sentir-se melhor, com mais força, mais capaz de seguir os caminhos que tem que seguir, com o apoio de quem ama. E, também faz com que o companheiro que quer apoiar, não sinta que investe energias em vão, nestas tentativas de ajuda, pois são acolhidas.

É também nesta partilha, diária, não acumulada, que podemos receber o carinho, o apoio, o amor do companheiro...desta forma não cedendo a pressões, não permitindo negativismos ou contaminações de ambientes, porque não conseguimos separar as águas e muitas vezes deixamos invadir o nosso ninho, a nossa Vida toda, os nossos amores, por estas lutas labirínticas, entre mim e as minhas questões, que quero vencer, erroneamente sozinho. 

As histórias de Vida e de Amor, são para ser partilhadas entre o casal, para dividir o peso da Vida, e sentir o alívio das decisões...para diminuir distâncias e potenciar os momentos de felicidade e conquista.

2 comentários:

  1. É isso mesmo!
    Lindo!
    As dificuldades dividem-se e o amor multiplica-se.
    :-)
    Beijo Alexandra e Armando

    ResponderEliminar
  2. Bons a matemática sem dúvida, esse é mesmo o teorema....Beijinhos

    ResponderEliminar