sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

NÃO DESISTIR...

Vamos conversar sobre desistir e não desistir...

O que faz a diferença de caminhos...o que influência a decisão, a força, a vontade de ficar e não partir, de lutar e de não deixar para trás?

Nós. Quem somos e por aquilo que nos valemos...esta é a primeira resposta, a diferença na escolha de caminho, reside sempre em nós, em quem somos, e no que queremos, muito ou pouco, para nós naquele preciso momento da nossa Vida.

Reside nas características que me fazem ser o que sou, que são a minha impressão digital da alma, do meu ser, e que nessas linhas que me definem, e desenham o meu caminho, com curvas e contra-curvas, desenham-se também as possibilidades de reacção que possa ter perante esses desafios - desafios da Vida, de relação, de amor, de dinheiro, de trabalho, de educação...

Reside na capacidade de ter uma perspectiva desse desafio e das minhas próprias capacidades, adequada, nem diminuída por baixas auto-estimas, nem aumentada, por um Ego inchado; conseguir ver o problema pela, e na sua, verdadeira dimensão, num teste ao optimismo e à fé em mim...é conseguir sentir que se pode partir uma montanha em pedras de diversas dimensões, que se podem deslocar, partir mais, dividir entre outros, e que através dessa sensação de diminuição de tamanho, me sinto mais em controlo, mais segura, de e para, conseguir digerir tamanho desafio. 

De conseguir carregá-lo em mim, e descobrir forças, menos exigentes ou gigantes para lutar contra tudo e todos! Lembrei-me agora, da história em quadradinhos, do pé de feijão, versão Disney, em que o Mickey é encarregue de ir lutar contra o Gigante, porque na sua pequena casa, tem uma grande luta, e acaba por conseguir matar sete moscas, e o seu alarido foi tal, que a população sem saber que ele lutou apenas contra moscas, confia nele para dizimar o gigante, e ele envergonhado pelo diminuto feito, não volta atrás e arranja coragem para seguir caminho, sobe o pé de feijão e vai enfrentar o Gigante...

A resposta reside também em ser capaz de aprender, com o passado, perceber o que me fez sair vitoriosa(o) de lutas anteriores, que ferramentas usei que funcionaram, com quem contei, encher os pulmões de ar, e acreditar na missão impossível à qual me entrego.

O passado não é só lição de história, é também evocação de possíveis soluções, respostas, trunfos, recursos, e é base sólida, para a coragem que ganho.

Para conseguir ter forças para seguir em frente, recupero e ganho essas energias, nas estratégias que funcionaram no passado, na minha fé em mim, no querer muito o que estou a tentar ter ou alcançar, no saber avaliar de forma adequada o tamanho do desafio, não me deixando abater, por me julgar sobrecarregada pelo desafio, e como na maioria das coisas da Vida, tenho de arregaçar mangas e começar por algum lado, se parti a montanha, começo pelas pedras pequenas e vou aumentando, até ter desmanchado a pilha toda, não as carregando todas nas costas, nem de uma só vez...


E sonhar sempre com o fim, com a solução que está, ou pode estar, próxima, quase ao nosso alcance, e porque nos recusámos a estar quietos e a não fazer nada, porque nos recusamos a DESISTIR...ela poderá mesmo ser nossa.


Não quero acabar, sem reforçar, que as forças e a fé em nós, que nos impedem de desistir, residem também muitas vezes, ou são reforçadas outras tantas (redobradas até), se nos apercebermos da fé que os nossos amigos, familiares, companheiros, têm em nós...parte da nossa força em nós mesmos, vem de sabermos, que eles têm toda a fé deles em nós e nos nossos gestos, pelo amor que nos têm...não desistam, a solução pode estar do lado de lá da porta.


2 comentários:

  1. Gosto muito de ler! Por vezes desistir é mais "não desistir" do que continuar, o que se prende com a minha sugestão para um tema: abuso verbal e psicológico e como o reconhecer. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário...vou aceitar o desafio...em breve beijinho
    Rosa

    ResponderEliminar