sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LADO ESCURO DO AMOR

Amor, sentimento de entrega, vivido nas veias e na pele, que nos faz pertença do outro, nos faz existência vazia na sua ausência.

Estrela Polar, do meu Norte, Bússola orientadora, Lua das marés, hormona do meu sentir...


Sentimento de poesia e de entrega, mas que arrastam consigo, um lado negro, escuro, que acalenta dores, angústias, desespero...medos, traição, insegurança, perda, vazios...


Amar, faz parte da Vida, das relações, do ser humano, e nós não sabemos parar de amar, mesmo que muito tenhamos sofrido, por causa de amores, porque nós não nos cansamos do que se sente quando se ama.

Sofremos, quando se ama um filho e este cresce, cresce para fora do ninho, voa, com asas de liberdade e de novo ser, com personalidades por nós não sonhadas, ou até desejadas.

Sofremos, por amores de filhos, querendo eterna a Vida dos nossos pais, no zelo a que nos habituaram, num amor tão profundo que nos protege de tudo de mau.


Sofremos no amor a um companheiro, que por momentos, por lapsos e intervalos, pode não estar lá, ou não estar em completa sintonia.


Sofremos por amor a um País que nos desilude, ao não nos acolher ou não retribuir a intensidade do nosso trabalho e dedicação.

Sofremos por amor de entrega intensa a um trabalho que nos apaixona, sem paga possível, em que apenas gestos de reconhecimento ou apreço chegariam.

Sofremos por quem partiu, e por quem sofre por estar..., pois amar é tudo isto. É arriscar a ter a dor por perto, quando o amor pode estar longe de nós, é arriscar a não saber viver sem ser por amor, fazendo-nos sentir perdidos, onde somos capazes de nos dar na totalidade, para ter esse outro, alvo do nosso amor.


E se amar, não tivesse este lado escuro, de sofrimento, seria tão intenso o lado positivo, da entrega da vivência, da falta de ar só de pensar no que se ama, no que se quer...


Não, acho mesmo que não, mas, doer demais, também não é saudável, mais uma vez falamos dos equilíbrios, não podemos amar até doer, mas doer faz parte de amar, não podemos destruir o nosso eu por amor, mas temos de ser capazes de o por à prova e, em causa.


Não podemos fechar portas, alma e coração à experiência com medo de sofrer, mas podemos no salto de cabeça, assegurar que temos um pára-quedas de emergência, que nos acorda antes do embate total, da destruição pelas forças mais negativas deste sentimento inspirador e belo.


Amar, é um percurso de descoberta e de caminho para um ser mais profundo, temos de ir tendo cuidados, que não nos deixem as forças mais negras e escuras, ofuscar a Luz, que o amor tem e que nos pode guiar um melhor amanhã. 

Pensemos nisto, talvez o saber popular, esteja certo, só porque a realidade assim o demonstra, o ser humano continua a preferir amar, ainda que por um dia, do que sentir que viveu uma Vida toda, sem amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário