segunda-feira, 4 de março de 2013

Impasses...tempos para mim ou para ti...

Na relação a dois, existem momentos em que acordamos ao lado um do outro, e embora saibamos que gostamos um do outro, também sabemos ou descobrimos que aquela pessoa, deitada ali ao meu lado, mudou, e, ou eu me fui mantendo a par dessa mudança, ou acordo literalmente deitada com um estranho.

Esta situação, muitas das vezes gera discussões grandes sobre, acusações de mudança por parte do outro, de já não ser o mesmo, de ter mudado as regras do jogo, de já não se sentir a mesma coisa ou de não ter a certeza de sentir a mesma coisa...e por ai fora...questionando caminhos a seguir, direcções...


Nestas alturas, os casais às vezes questionam a intensidade dos afectos, se ainda há paixão, se é preciso um tempo, se é para sempre ou não...sentem-se amarrados a uma relação que não parece ser a mesma ou satisfazer da mesma maneira...

Há mais discussões porque parece que não se concorda com nada do que o outro diz ou faz, mas ainda, andamos a investigar tudo o que não está bem. 

Como que de repente tivesse de fazer sentido ter uma série de argumentos, para perceber que somos diferentes um do outro, e que agora ainda podemos ser mais, como se isso já não fosse na maior parte das relações a condição mais presente, pessoas diferentes atraem-se, e normalmente resulta....

Por isso, nestas histórias de impasses entre o meu eu agora, o teu eu agora, o nós agora e o que fomos os dois antes...nesta estrada de Vida que de repente parece em obras ou fechada, que não nos permite com facilidade continuar placidamente o meu caminho...

Há que crescer, e num ambiente seguro, criar condições para darem a conhecer um ao outro, estes novos seres, e a sua nova pirâmide de valores e prioridades, assegurando que ambos falam, se dão a conhecer, e que nesta fase não discordam, discutem ou tentam mudar a opinião do outro, tentam só conhecer-se ou reconhecer-se....

Acabada esta primeira fase de tomada de consciência destas novas entidades, e dos possíveis caminhos ou alterações de caminho para o casal, para a família, há um segundo round de conversas, discussões, debates, de forma a fazer com que as pirâmides de valores, de desejos, de prioridades, de ambos, sejam o mais respeitadas possível.

E, em conjunto consigam acabar por se encaixar, e criar uma nova pirâmide comum, que vai agradar q.b. a ambos, e que após cedências de ambas as partes existe uma sensação geral de conquista, de bem estar, de justiça, pois sentimos-nos os dois entendidos, respeitados, e incluídos nas mudanças...

Sentirmos que somos dois no mesmo caminho, fora de impasses e de tempos desnecessários...a viver a nossa Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário